Artigos / feminismo / Inês RS

Vaginas, mamas e corpo: não somos nojentas!

Quem nunca sentiu nojo do seu corpo? Quem nunca sentiu nojo do período, do corrimento vaginal diário e natural? Do seu cheiro, sua cor, sua textura?

Todos os dias, de forma mais ou menos subtil, recebemos a mensagem de que o corpo feminino é, em certa parte, nojento. A não ser, claro, que dê prazer aos homens.

As mamas não são nojentas, a não ser que tenham aquela mancha de amamentação que não foi pensada neles. O rabo não é nojento, mas só a parte das nádegas e, claro, sem pelos! Os pelos em si não são nojentos, a não ser que estejam no corpo da mulher para além da cabeça – esses já têm que ser fortes e compridos, senão perdemos a nossa “beleza e feminilidade”.

14895608_10209822049900363_1405873948_o

O nosso corpo é constantemente policiado, observado, criticado. E há tantos duplos critérios entre homens e mulheres que até faz confusão. Ora vejamos:

  1. Os pelos: porque raio é menos estético uma mulher ter pelos e os homens não? Porque é que uma mulher com pelos nas axilas é horroroso e um homem sem pelos nos sovacos é “estranho” e pouco macho?
  2. Já repararam na quantidade de anúncios e produtos sobre a higiene feminina? Nem falo de quando estamos menstruadas que, obviamente, é diferente relativamente aos homens. Mas os pensos diários para o corrimento? Os sabonetes especiais íntimos? Acham o quê? Que os homens não têm corrimento peniano? Não “transpiram” naturalmente da sua “zona íntima”? Porque é que na mulher há-de ser nojento, e requer mil cuidados, dinheiro e paciência, e no homem é super natural, tão natural que nem se fala?
  3. Porque é que as mulheres se sentem “sujas” e “envergonhadas” quando ficam excitadas, “molhadas”, mesmo numa situação de intimidade sexual com x parceirx e os homens sentem orgulho no tamanho que o seu maravilhoso falo consegue atingir? Porque é que o prazer e desejo sexual ainda nos é tão restringido, mesmo em pequenas coisas e sem darmos conta disso?

Outra coisa que é “super nojenta” é a menstruação! Oh gente, como assim? É um processo natural do corpo humano. Homens: vocês também têm ciclos hormonais, ok? Apenas não têm um aviso de quando chegaram ao fim de mais um ciclo. É só sangue. Ninguém tem vergonha de ter um penso no braço e dizer que se cortou e sangrou. Porque devemos nós ter vergonha de um processo tão natural como este?

E agora, em especial para homens cis homossexuais: fazerem ar de nojo quando vêem mamas e vaginas não vos faz mais ou menos gays, só mais estúpidos. Não se sentirem atraídos por mulheres não vos dá o direito de nos acharem nojentas, de nos oprimir, de oprimir os nossos corpos, de nos fazer sentir mal. Ir ao Trumps começou a ser desagradável e é só mais um espaço para eu não me sentir bem. (SHAMELESS SPOILER ALERT: também fiquei triste, e a sentir-me desconfortável, com a reacção do Ian depois de ter tido sexo com uma gaja. Ok, não gostaste, tudo bem. Escusas de lavar a boca 30 vezes porque fizeste um minete, OK??).

Não somos nojentas, somos apenas mulheres, corpos, humanas, gente.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s