Uncategorized

Ativismo e contraproducência

635757889279449994-1190044095_rulesoffeminism

 

Nenhumx ativista é perfeitx. Nenhumx feminista é perfeitx. Todxs temos problemas, ansiedades, depressões. Amores, correspondidos ou não. Fins de relações. Inícios de relações. Defeitos e qualidades. Somos pessoas – acima de tudo. Ser ativista não nos atribui o super poder da imunidade a defeitos e problemas.

Mas o ativismo é uma luta. Pode não ser todos os dias. Às vezes acordamos com problemas – lá está, os problemas -, e simplesmente não queremos saber. Mas é nesses dias que precisamos de ajuda, de colaboração. Precisamos que nos digam que os nossos problemas – de pessoas que somos, com sentimentos reais – não devem ser misturados com o ativismo, com a luta que travamos.

Levarmos problemas pessoais para o ativismo, tentar resolvê-los dentro dele é contraproducente. É dar um tiro no pé. É esquecer a sororidade. A compreensão. A compaixão.

Não temos que ser todxs amigxs por sermos feministas. Isso seria impossível, seria querer anular as nossas diferenças. Devemos sim fazer um esforço por nos compreendermos. Devemos sim conversar para resolver essas diferenças.

Lutamos para que nos percebam, lutamos para que não nos oprimam. Então que sentido faz, à primeira oportunidade, à primeira contrariedade, irmos a correr apontar defeitos? Que sentido faz, nesta luta que travamos, ironizar, ridicularizar, fazer chacota de outrxs de forma dissimulada?

É este o ativismo feminista que queremos? É desta forma que vamos longe? De que é que serve transformar o ativismo feminista num campo de batalha – num lavar de roupa suja? Num jogo de maledicência mascarado de ativismo?

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s