Artigos / feminismo / Filipa Bule / Uncategorized

Homem cis: Este tutorial é para ti!

Olá homem cis hetero que gosta de discutir feminismo na Internet. No tutorial de hoje, vou ensinar-te como não seres um idiota. Pega no papel e na caneta, porque estas dicas vão ser-te úteis para que, no futuro, não sejas trollado por “Feminazis” enquanto cospes fogo e tens ataques de verborreia nas caixas de comentários online. Preparado?! Vamos a isso!

Um dos passos mais importantes para não seres um idiota na Internet é teres presente o seguinte: NEM TUDO O QUE SE ESCREVE, NEM TUDO O QUE SE PUBLICA E NEM TUDO O QUE ACONTECE NO MUNDO, É SOBRE TI. O feminismo, não é sobre ti. A nossa luta, não é sobre ti (embora possa também ser para ti). Os nossos desabafos, não são sobre ti. Mas oh homem cis, let’s agree que se a carapuça te serve… Devias se calhar repensar o teu caráter.

– Homem cis, quando publicamos algo com conteúdo feminista, quer seja sobre direitos das mulheres, direitos LGBT, rape culture, assédio sexual, etc., não vale a pena comentares se for para dizer que os homens também sofrem, que os homens também são violados, que os homens também têm medo *revira os olhos enquanto escreve*. Sabes porquê? Porque nós sabemos. Mas antes de te atreveres a dizer isso, pesquisa. O Google é amigo. Há estatísticas. O maior número de vítimas de violação e assédio são pessoas de que género? Pois. Quem é que mais é assediado? Pois. Quem é que mais assedia? Ora pois. Com isto não queremos inferiorizar ou descredibilizar o teu sofrimento, homem cis (embora seja isso que tu faças connosco, não é, migo?). O facto de comentares a dizer que os homens também sofrem, contribui zerinho para a discussão que está a decorrer.

Antes de comentares coisas como “not all men”, “mas eu não sou assim”, “mas mimimimimimimimi”, PÁRA antes que faças bosta. PÁRA! Nós sabemos que não és assim. Mas se sentes assim tanta necessidade de o afirmar em publicações que não são sobre ti…

images

– Outra coisa que deves reter: És um homem cis hetero, fazes parte de um dos grupos mais opressores que existe. Mesmo que não nos queiras oprimir, mesmo que não sejas um violador, mesmo que não nos queiras fazer mal: Tens ao teu dispor todas as ferramentas para o fazeres. És um potencial opressor, tal como nós somos potenciais vítimas. E quando te dizemos isto, não estamos a dizer que a qualquer momento na tua vida vais oprimir, violar, assediar. Estamos a dizer-te que fazes parte de um grupo que pode fazer isso, não que o vai fazer.

Se tens dúvidas quanto ao conteúdo de uma publicação, pergunta. Não ataques sentado no teu trono de privilégios, sim?

Se queres receber uma bolachinha por seres muito feminista, esquece. Não é assim que vais ser útil no movimento. Em vez disso, podes tomar consciência dos teus privilégios e usá-los para algo útil: Começa por dizer ao teu amigo que não deve tratar mal a namorada, por exemplo. Sim, porque muitos homens cis só ouvem outros homens cis.

Não partas do princípio de que somos todxs idiotas. NINGUÉM quer saber do teu mansplaing. Não precisamos que nos expliques que 1 + 1 são dois, ok?

– Outra coisa muito importante, homem cis: se achas que te faltam direitos (cofcofcofcofprivilégioscofcofcof), luta por eles, não vás chatear feministas na internet.

Lady’s night não é um privilégio. Não quero que me abras a porta para eu passar, nem que me dês lugar. Esse argumento é estúpido.

– “Gorda”, “peluda”, “mal comida”, “mal fodida” e “falta de pila” não são argumentos. São ofensas que apenas vão demonstrar o quão estúpido e bronco tu és.

Estes são os pontos que deves ter em conta sempre que quiseres ir meter o bedelho onde não és chamado, homem cis. Se pegaste fogo com este tutorial, lamento informar que devias repensar MUITO bem a tua forma de ser. Se a carapuça não te serviu: Parabéns, estás no caminho certo, mas não temos cookies para te oferecer.

Advertisements

One thought on “Homem cis: Este tutorial é para ti!

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s