Artigos / Doenças Mentais / Filipa Bule

5 Mentiras Que a Minha Ansiedade Me contou

 

tumblr_nkq437fb7o1rht6s1o1_1280

Há uns dias li um artigo chamado “5 Lies My Depression Told Me” (5 mentiras que a minha depressão me contou). Consegui identificar-me com cada um dos pontos daquele artigo, e percebi que também a minha ansiedade me mente. Também ela quer que eu seja quem não sou. Também ela quer que eu tenha comportamentos que eu não quero ter. Mente-me. Um bocadinho todos os dias.

1 – A minha ansiedade diz-me, vezes sem conta, que é normal ficar “um bocadinho alterada” em certas situações. O problema é que ela sempre se recusou a explicar-me o que era ficar “um bocadinho alterada”, e nem sequer especificou as situações. Vésperas de exames? Quando tenho que trabalhar? Ou quando tenho que ir ao pão? Ela disse-me que era normal chorar e gritar até me faltar o ar. Disse-me isso até ao dia que eu percebi que não era, que precisava de ajuda, e que a nossa relação era abusiva. Ela era a agressora e eu a vítima.

2 – A minha ansiedade disse-me que eu não era suficientemente forte para a enfrentar. Que devia aceitá-la. Nunca a aceitei. Não a aceito. Não a quero na minha vida. E passo a passo, faço por me livrar dela. Abro-lhe a porta para ela sair. Peço ajuda. Grito com ela. Choro com ela. Mando-a embora.

3 – A minha ansiedade disse-me, em tempos, que tomar antidepressivos e ansiolíticos era para fracxs.

Não! Lutar pela nossa saúde mental, é sinónimo de coragem, não de fraqueza!

4 – A minha ansiedade disse-me que eu não tinha ansiedade. Era a faculdade. Era o estudo. Eram os nervos.

Mas depois passou a ser acordar, sair, respirar, ver televisão…

5 – A minha ansiedade disse-me que eu me devia habituar a ela.

Mas eu percebi que ninguém tem que se habituar a sofrer.

Percebi com ajuda. Percebi com medicamentos. Aconselhamento. Percebi, porque as pessoas que me rodeiam me mostraram.

Para quem sofre de ansiedade: procurem ajuda! Não deixem que ela vos minta.

Leave a Reply

